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Using the perceptive senses in brand communication in printed media||A exploração da sensorialidade na comunicação das marcas na mídia impressa
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Metadados
Descrição
Brands seek to adopt creative ways of transmitting their messages in print media to compete for the attention with digital media. Thus, the use of textures, smells, sounds, and flavors in printed ads has been explored as a creative strategy to get the audience’s attention. The purpose of this article was to analyze the exploration of sensoriality in ads published in printed media, contemplating a descriptive and interpretative analysis of six ads that illustrate the use of the perceptive senses. As main results, it was possible to observe that the visual is predominant in printed media, but touch, hearing, and smell can also be part of the interaction. It has also been observed that even though one perceptive sense is more prominent, others can be associated, in a multisensorial way. It is considered that this differentiated experience is able to strongly reach the human emotions. Thus, the involvement with the printed piece through sensory exploration can increase product and brand recall. Finally, it was found that some of the sensory features observed in the printed ads analyzed — smell, flavors, and variation of textures — could not be used in digital media, consisting in an advantage to be explored by printed media.Keywords: printed media, perceptive senses, brand communication.||As marcas buscam usar formas criativas de transmitir suas mensagens. Isso é em especial relevante no caso da mídia impressa, que tem sofrido concorrência da atenção de outros meios, destacadamente o digital. Nesse sentido, o uso de texturas, aromas, sons e sabores em anúncios impressos vem sendo explorado como estratégia criativa para buscar a atenção do público. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar a exploração da sensorialidade em peças veiculadas em mídia impressa, contemplando uma análise descritivo-interpretativa de seis anúncios que ilustram o uso dos sentidos. Como principais resultados, notou-se que a informação visual é predominante na mídia impressa, mas a interação com um impresso envolve também o tato e, de forma discreta, alguma estimulação olfativa e auditiva. Também se percebeu que, mesmo quando um sentido for usado como estratégia principal, sua exploração pode estar associada a outros, de forma multissensorial. Considera-se, ainda, que a experiência diferenciada, com apelo aos sentidos, toca as emoções humanas. Assim, o envolvimento com a peça impressa, potencializado com a exploração sensorial, pode aumentar a capacidade de recordar o produto e a marca. Por fim, atestou-se que os recursos de olfato e paladar não podem ser explorados nos meios eletrônicos ou digitais, bem como o tato não oferece variedade nesses meios. Portanto, as mídias impressas têm nesses recursos sensoriais uma possibilidade que não pode ser reproduzida em mídias digitais.Palavras-chave: mídia impressa, sensorialidade, comunicação da marca.
ISSN
1984-8226
Periódico
Autor
Rosumek, Gisele Baumgarten | Schmiegelow, Sarah Schmithausen | Sousa, Richard Perassi Luiz de
Data
29 de agosto de 2018
Formato
Identificador
http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2018.202.11 | 10.4013/fem.2018.202.11
Idioma
Editor
Fonte
Fronteiras - estudos midiáticos; v. 20 n. 2 (2018): Maio/Agosto; 265-276 | 1984-8226
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion