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Estratégias comunicacionais do Estado Islâmico no cenário contemporâneo de midiatização||Communication strategies of the Islamic State in the contemporary scene of mediatization
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Metadados
Descrição
O artigo faz uma reflexão sobre o grupo comumente referido como Estado Islâmico (EI) enquanto lugar de produção midiática e suas conexões com a cultura, midiática e não midiática, contemporânea. Examina de que modos o tipo de terrorismo praticado pelo grupo, suas estratégias e sua própria emergência são, por assim dizer, inseparáveis da interação com os meios de comunicação; de que formas sua existência e atuação são adstritas às instâncias e à lógica da mídia. Propõe que esse fenômeno é representativo da midiatização, condição contemporânea de estruturação da sociedade e da cultura na qual os meios de comunicação estabelecem uma relação particularmente dominante com outras instituições sociais, de maneira que não é possível concebê-las fora dessa dinâmica. A partir da revisão de trabalhos que tratam de aspectos da questão, complementada pelo exame de registros de materiais veiculados pelo próprio EI em diferentes plataformas, e sobre ele, em diversas mídias, discute a constituição do grupo e as formas pelas quais este incorporou, em sua atuação, os padrões e recursos tecnológicos e simbólicos de interação de vários formatos de mídia, sejam as massivas, sejam as chamadas “novas” mídias. Nesse processo, o EI logra fazer circular suas mensagens em uma multiplicidade de públicos. Palavras-chave: Estado Islâmico, terrorismo, midiatização.||This article discusses the group commonly referred to as the Islamic State (IS; ISIS) as a place of mediatic production and its connections with contemporary mediatic and non-mediatic culture. It examines the ways in which the type of terrorism practiced by the group, its strategies, and its very emergence are inseparable from its interaction with the means of communication; how its existence and action are tied to the media logic. It proposes that this phenomenon is representative of mediatization, the contemporary condition of society and culture in which means of communication establish a particularly dominant relation with other social institutions so that it is not possible to conceive them outside such dynamics. Based on the discussion of works that analyze aspects of the question studied, complemented by the examination of materials made public by the ISIS through different platforms, and written about it in diverse media, the article deals with the formation of the group and the ways in which it incorporated the patterns, as well as technologic and symbolic resources of interaction of various media formats, ranging from mass media to the “new” media. In this process, ISIS is able to circulate its messages among a multiplicity of audiences.Keywords: Islamic State, terrorism, mediatization.
ISSN
1984-8226
Periódico
Autor
Sarno, Hannah Romã Bellini
Data
30 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2018.203.08 | 10.4013/fem.2018.203.08
Idioma
Editor
Fonte
Fronteiras - estudos midiáticos; v. 20 n. 3 (2018): Setembro/Dezembro; 354-365 | 1984-8226
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion