Descrição
A partir do pressuposto de que o consumo foi, historicamente, tratado pela imprensa brasileira como uma questão tipicamente feminina ao longo da maior parte do século XX, o objetivo do presente artigo é analisar alguns dos aspectos históricos que demarcam a construção do consumidor-homem na imprensa brasileira. Em outros termos, o objetivo é mapear alguns dos aspectos discursivos a partir dos quais se desenvolveu a ideia do homem consumidor no jornalismo brasileiro, em sua relação diferencial com a representação estereotípica do consumo feminino. Para isso, foi feita uma busca por palavras-chave no Acervo Digital de Periódicos da Biblioteca Nacional de textos que correlacionassem os termos “homem” e “compras” e aplicada a metodologia de Análise Crítica do Discurso. A partir dos dados obtidos, foi possível inferir que a construção discursiva do homem consumidor na imprensa passou por fases representacionais historicamente demarcadas que mostram os imbricamentos entre as práticas representacionais e as políticas sexuais que urdem questões de gênero às de consumo. Palavras-chave: comunicação, consumo, jornalismo, masculinidades, história.||Based on the assumption that consumption was historically treated by the Brazilian press as a typically female issue throughout most of the 20th century, the purpose of this article is to analyze some of the historical aspects that mark the construction of the consumer-man in the Brazilian press. In other words, the objective is to map some of the discursive aspects from which the idea of man-consumer in Brazilian journalism was developed, in its differential relation with the stereotypical representation of female consumption. For this, a search for keywords in the Journal Digital Collection of the National Library was made to find texts that correlate the terms “man” and “shopping” and we applied the methodology of Critical Discourse Analysis. From the obtained data, it was possible to infer that the discursive construction of the man-consumer in the press passed through historically demarcated representational phases that show the interrelations between representational practices and sexual policies that articulate issues of gender with those of consumption. Keywords: communication, consumption, journalism, masculinities, history.