Descrição
The expressive possibilities in the audiovisual field are unlimited nowadays. Nevertheless, most news stories and documentaries shown on TV and the Internet follow conventional formats. This text examines innovative constructive strategies in documentaries of last century, such as Chapeleiros (1983) by Adrian Cooper, Ó xente, pois não (1976) by Joaquim Assis and A João Guimarães Rosa (1969) by Marcelo Tassara. Even adopting cinematographical formats, this three movies show some photograms with fixed photography esthetics, including the portrait format.||Son ilimitadas la posibilidades expresivas en el campo audiovisual y, sin embargo, la mayor parte de las materias y documentales periodísticos presentados en la televisión o en la Internet sigue formatos convencionales. La propuesta de este texto es buscar estrategias constructivas innovadoras en documentales del siglo pasado, tales como Chapeleiros (1983), de Adrian Cooper, Ó xente, pois não (1976), de Joaquim Assis e A João Guimarães Rosa (1969), de Marcelo Tassara. Aun adoptando recorrido cinematográfico, esos tres filmes presentan algunos fotogramas con estética de fotografía fija, incluyendo la forma retrato.||São ilimitadas as possibilidades expressivas no campo audiovisual e, no entanto, a maior parte das matérias e documentários jornalísticos apresentados na televisão ou na internet segue formatos convencionais. A proposta deste texto é buscar estratégias construtivas inovadoras em documentários do século passado, tais como Chapeleiros (1983) de Adrian Cooper, Ó xente, pois não (1976) de Joaquim Assis e A João Guimarães Rosa (1969) de Marcelo Tassara. Mesmo adotando andamento cinematográfico, esses três filmes apresentam alguns fotogramas com estética de fotografia fixa, incluindo a forma retrato.