-
Forjas Pedagógicas no Bloco da Laje: resistência, performance e brincadeira
- Voltar
Metadados
Descrição
Este texto apresenta uma pesquisa com integrantes de um bloco de carnaval na cidade de Porto Alegre, Brasil. A pesquisa foi realizada no intuito de verificar elementos identitários de participantes negros como brincantes do Bloco de Carnaval. Descreve-se os elementos performáticos e teatrais do bloco, a partir dos Estudos da Performance. Problematiza-se a capacidade de resistência que a brincadeira do carnaval possui em relação aos saberes hegemônicos. Enfim, procura-se mostrar como os integrantes performam a si mesmos na operação de criar ou forjar modos de existência como contraposição ao racismo sistêmico.
ISSN
1519-6569
Periódico
Colaboradores
CNPq e CAPES
Autor
Conceição, Thiago Pirajira; Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS | Icle, Gilberto; Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS | Alcântara, Celina Nunes de; Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Data
6 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/744 | 10.19179/2319-0868.744
Idioma
Editor
Direitos autorais
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os seus direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE: os direitos de primeira publicação e a permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. By submitting an article to FUNDARTE MAGAZINE and having approved it, the authors retain their copyright and agree to assign, without payment, the following copyrights to FUNDARTE MAGAZINE: the rights of first publication and the permission for this journal to redistribute this article and its data to the indexing and reference services that its editors deem appropriate. This work is licensed under a Creative Commos Attribution 3.0 License
Fonte
Revista da FUNDARTE; v. 39, n. 39 (19): Educação, Arte e Performance; p.188-207 | 2319-0868 | 1519-6569 | 10.19179/2319-0868.v39.n39
Assuntos
performance; carnaval; relações étnico-raciais
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion