-
TEXTO E IMAGEM EM DIÁLOGO: MODOS DE APROPRIAÇÃO DA CULTURA DE UMA JOVEM COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
- Voltar
Metadados
Descrição
A linguagem torna o ser humano capaz de um desenvolvimento de caráter cultural, responsável pela criação de processos simbólicos e de diferentes tipos de produtos, como textos e imagens que circulam socialmente. As particularidades dos modos de apropriação desses processos podeminformar a compreensão sobre a interação dos sujeitos com os objetos de cultura e sobre as formas em que estes afetam o processo de desenvolvimento. O presente trabalho reflete sobre um corpus de registros de atividades de leitura, escrita e desenho, realizadas no contexto de aulas de arte, dasquais participou uma adolescente com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. O estudo analisa os modos de apropriação da escrita e da imagem e indaga sobre as possibilidades que cada suporte oferece no sentido de promover o desenvolvimento e a aprendizagem, a fruição, a criatividade e a participação na cultura.
ISSN
1519-6569
Periódico
Autor
Reily, Lucia Helena; Universidade Estadual de Campinas | de Laplan, Adriana Lia Friszman; Universidade Estadual de Campinas | Dainez, Débora; Universidade Estadual de Campinas
Data
30 de setembro de 2020
Formato
Identificador
http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/786 | 10.19179/2319-0868.786
Idioma
Editor
Direitos autorais
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os seus direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE: os direitos de primeira publicação e a permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. By submitting an article to FUNDARTE MAGAZINE and having approved it, the authors retain their copyright and agree to assign, without payment, the following copyrights to FUNDARTE MAGAZINE: the rights of first publication and the permission for this journal to redistribute this article and its data to the indexing and reference services that its editors deem appropriate. This work is licensed under a Creative Commos Attribution 3.0 License
Fonte
Revista da FUNDARTE; v. 42, n. 42 (2020): Narrativas de/para crianças: imagens, memórias, histórias; 01-32 | 2319-0868 | 1519-6569 | 10.19179/2319-0868.v.42/n.42
Assuntos
Ensino de Artes Visuais, Desenvolvimento Cultural, Transtorno do Espectro Autista.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion