-
VIOLÊNCIA DIALÓGICA: O ENTRELAÇAMENTO DO EMOCIONAL COM A LINGUAGEM
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo tem por objeto central verificar no processo de comunicação os elementos presentes nas interações dialógicas realizadas pelos usuários de internet, que produziram sentidos quanto à prática social da intolerância religiosa. Consideramos o exercício do discurso de ódio, como um perigo para a convivência social do cidadão, bem como a necessidade levantada por Theodor Adorno de que precisamos revelar os mecanismos que permitiram ao longo da história humana a pratica social da intolerância. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, com leitura crítica e análise de conteúdo. Ao final, ponderamos ser possível tratar aspectos comunicacionais por referência a gradientes emocionais. Tal percepção somente surgiu após análise dos dados, momento em que se pensou o porquê da existência de variações emocionais gradativas nas interações dialógicas que produziram sentidos na relação que se criou entre as pessoas comunicantes.
DIALOGICAL VIOLENCE: THE EMOTIONAL TRAINING WITH THE LANGUAGE
The article objective of this research is to verify in the communication process the elements present in the dialogical interactions carried out by Internet users, which produced meanings regarding the social practice of religious intolerance. We consider the exercise of hate speech as a danger to citizen social coexistence, as well as the need raised by Theodor Adorno that we need to reveal the mechanisms that allowed the social practice of intolerance throughout human history. It is a bibliographical research, qualitative, with critical reading and content analysis. In the end, we consider it possible to treat communicational aspects by reference to emotional gradients. Such perception only arose after analysis of the data, at which point the reason for the existence of gradual emotional variations in the dialogical interactions that produced meanings in the relationship that was created among the communicating people.
ISSN
1414-9494
Periódico
Autor
Venâncio, Elizabeth de Lima
Data
25 de outubro de 2018
Formato
Identificador
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/6505 | 10.18224/frag.v28i2.6505
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Elizabeth de Lima Venâncio | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas; v. 28, n. 2 (2018); 207-217 | 1983-7828 | 1414-9494 | 10.18224/frag.v28.n2.2018
Assuntos
Comunicação; Cidadania; Educação | Comunicação; Cidadania; Gradientes Emocionais; Communication; Citizenship; Emotional Gradients.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion