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Sujeitos e músicas em movimentos criadores compondo comunidades de prática musical
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Metadados
Descrição
Este trabalho confi gura-se como um diálogo que entrecruza saberes da área da educaçãomusical e da psicologia histórico-cultural (Vygotski, 1992, 2001; Bakhtin, 2003, 2006; e interlocutores).Partimos do “olhar” sobre uma pequena canção inventada por uma criança, na busca de conhecer e nosaproximarmos das relações, dos contextos, dos sujeitos envolvidos, dos espaços, dos processos queforam percorridos por essa criança até chegar a objetivar a canção e com ela também realizar outrasatividades, bem como direcionamos o olhar ao processo de criação dessa canção. Nessa trajetória,nos atrevemos a buscar entender a vivência musical familiar e a vivência no grupo de musicalizaçãoinfantil como vivências em comunidades de práticas musicais, tal como defi nido e apresentado porRussell (2002, 2006). Amalgamamos, dessa forma, comunidades de prática musical compostas porsujeitos criadores/sujeitos criantes. Sujeitos que cultivam a(s) música(s) e engendram criações musicaisnas mais variadas atividades musicais que possam empreender, e assim (re)criam a vida.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Wazlawick, Patrícia; Instituto ConSer | Maheirie, Kátia; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Data
13 de abril de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 17, n. 21 (2009)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion