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Os professores universitários de música: um estudo sobre seus saberes docentes
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Metadados
Descrição
Este texto tem como objetivo trazer algumas reflexões acerca dos saberes docentesligados ao trabalho acadêmico de professores universitários de música. O artigo tem como ponto departida a dissertação de mestrado intitulada Os Saberes que Permeiam o Trabalho Acadêmico deProfessores Universitários de Música, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Música daUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Os estudos de Tardif (2002), complementados poroutros autores da literatura da educação e da educação musical, serviram como referencial teóricodessa pesquisa. A pesquisa constituiu-se de um estudo de entrevistas com oito professoresuniversitários de música. Dentre os resultados, estão algumas reflexões acerca de elementosrelacionados à função do professor universitário de música, bem como relações entre formaçãoprofissional e trabalho acadêmico. Também são sintetizados os saberes que emergiram a partir dasfalas dos professores e, dentre eles, levantamos a possibilidade de haver um novo grupo desaberes que o trabalho acadêmico dos professores universitários exige e que não é contempladooriginalmente na literatura da educação, os saberes administrativos. Por fim, são sugeridos algunstemas para pesquisas futuras.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Galizia, Fernando Stanzione; Projeto Guri | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de; Universidade de Brasília (UnB) | Hentschke, Liane; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Data
22 de abril de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 16, n. 19 (2008)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion