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Processos de aprendizagens paralelas à aula de instrumento: três estudos de caso
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Metadados
Descrição
texto é uma exposição resumida da pesquisa de mestrado concluída em 2006, sob aorientação da Profa Maria Isabel Montandon, Universidade de Brasília. O trabalho é um estudo decasos múltiplos (Yin, 2005) que objetivou compreender processos de aprendizagens musicaisextraclasse de três estudantes de instrumento musical, que buscavam, espontaneamente,conhecimentos além dos desenvolvidos em classe. A pesquisa norteou-se por questões relacionadasàs razões, recursos e formas de aprendizagens dos estudantes. A orientação teórica ancorou-seem conceituações de sujeito educacional (Gimeno Sacristán, 2005), de aprendizagens não-formais(Libâneo, 2005b) e de autonomia (Piaget, 1994). Na verificação dos dados, aspectos como omercado de trabalho e o prazer de tocar em grupo se sobressaíram nos processos averiguados.Formas de aprendizagem incluíam experimentação e pesquisa. Comportamentos como iniciativaprópria e estabelecimento de metas e tarefas se apresentaram freqüentes às práticas dos estudantes.Ressalta-se como conclusão que, para o aluno, a escola centra-se particularmente na figura doprofessor.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Marques, Alice Farias de Araújo; Universidade de Brasília (UnB)
Data
22 de abril de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 16, n. 19 (2008)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion