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Processos de aprendizagem de músicos populares: um estudo exploratório
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Metadados
Descrição
Esta pesquisa, de caráter qualitativo exploratório, focalizou processos de aprendizagemde músicos populares. Teve como objetivos investigar experiências iniciais de aprendizagem; identificarsignificações sobre músico “bom de ouvido” e “escuta atenta e intencional”; investigar a experiênciaprofissional do músico popular e como isso se constitui no processo de aprendizagem continuada.O instrumento metodológico utilizado foi a entrevista semi-estruturada. Foram entrevistados dezmúsicos populares que atuam profissionalmente em Brasília (freelancers). Os resultados demonstramque a habilidades adquiridas por esses profissionais se baseiam, na prática, em contextosdiversificados, que incluem desde espaços não-escolares à formação acadêmica tradicional. Osfatores determinantes apresentados dizem respeito à rede social na qual os participantes estavaminseridos desde a infância e a uma forte motivação pessoal capaz de fazer superar dificuldadesiniciais de aprendizagem. Professores particulares, aulas em conservatórios e workshops tambémconstituíram importantes aspectos na aprendizagem musical desses profissionais.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Lacorte, Simone; Escola de Música de Brasília | Galvão, Afonso; Universidade Católica de Brasília (UCB)
Data
22 de abril de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 15, n. 17 (2007)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion