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Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
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Metadados
Descrição
Neste artigo, discutimos a formação do educador musical, através de uma licenciatura,apontando que “não basta tocar” para se capacitar como professor, especialmente diante dosdesafios da escola regular de educação básica. Refletindo o processo de reação à fragilidade daformação através da licenciatura em Educação Artística, as atuais Diretrizes Curriculares Nacionaisdo Curso de Graduação em Música reafirmam os conteúdos próprios da área, articulando-os aosaspectos pedagógicos, no caso da licenciatura. Analisamos três propostas curriculares delicenciaturas que tomaram como base essas diretrizes – das universidades federais da Paraíba, doRio de Janeiro e de Uberlândia –, mostrando como elas contemplam esses diferentes aspectos: sãocursos onde se toca, mas onde não basta tocar. Apontamos que uma postura reflexiva e crítica énecessária tanto para o professor em formação quanto para o corpo docente das licenciaturas,diante do desafio de colocar em prática as propostas idealizadas.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Penna, Maura; Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Data
22 de abril de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 15, n. 16 (2007)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion