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Professores de música falando sobre… música: a análise retórica dos discursos
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Metadados
Descrição
Neste artigo, apresentamos o resultado de análise retórica dos discursos sobre música,recolhidos por meio de entrevistas aplicadas a 20 professores de música, atuantes em escolas domunicípio do Rio de Janeiro. Explicitaremos as figuras de linguagem presentes nesses discursos,entendidos como epítomes de linhas de raciocínio ou de processos de significação. Por meio dessaanálise, apreendemos a representação de “música” construída pelos professores entrevistados.Depreendemos um forte consenso entre todos os professores entrevistados: o caráter românticoda definição de música, convergindo para a metáfora /música é VIDA/. A concepção romântica naconstituição do sentido de música como expressão das emoções não deixa espaço para a interaçãoentre os homens no processo de significação, apenas para algo transcendente que opera atravésdos homens. Essa maneira de ver nega a negociação presente em qualquer trabalho de produçãode conhecimento e nega, também, as situações argumentativas próprias deste trabalho.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Duarte, Mônica de A.; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) | Mazzotti, Tarso Bonilha; Universidade Estácio de Sá
Data
22 de abril de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 14, n. 15 (2006)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion