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Ensaio a respeito do ensino centrado no aluno: uma possibilidade de aplicação no ensino do piano
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Metadados
Descrição
Este ensaio tece considerações a respeito da aplicação de conceitos oriundos do ensinocentrado no aluno, segundo Carl Rogers, no ensino do piano erudito. Trata-se de texto elaborado apartir de um dos segmentos do segundo capítulo da dissertação de mestrado Instrumentista &Professor: Contribuições para uma Reflexão Acerca da Pedagogia do Piano e da Formação doMúsico-Professor, defendida no Instituto de Artes da Unesp em 2005. A pesquisa abordou diversosângulos do ensino do piano erudito, da estrutura de cursos à formação do bacharel-professor,relacionando os resultados encontrados utilizando o Pensamento Sistêmico como arcabouço filosóficonorteador do estudo. Para o segmento em questão, estudou-se a obra de Carl Rogers disponível emlivros e consultaram-se especialistas em psicologia da educação, além da leitura de bibliografiaespecífica do ensino do piano. No contexto da pesquisa, o assunto se relaciona com propostasemergentes em escolas paulistas, verificadas em capítulo anterior.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Glaser, Scheilla; Escola Municipal de Música de São Paulo (EMM) | Fonterrada, Marisa; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Data
22 de abril de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 14, n. 15 (2006)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion