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Aplicação da Pedagogia Crítica ao ensino e aprendizagem de música
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Metadados
Descrição
Este artigo propõe uma Pedagogia Crítica para a Educação Musical (PCEM) e mostra comoos princípios da PCEM fortalecem o ensino e a aprendizagem de música. Situado em um contextoonde o propósito da educação musical é permitir que os alunos se tornem músicos e, no processo,transformar tanto os estudantes quanto seu professor, o texto está dividido em quatro seções. Aprimeira seção situa historicamente a PCEM, relacionando-a aos escritos e ensinamentos de PauloFreire e, particularmente, aos conceitos de conscientização, ligando a palavra ao mundo, etransformação que leva à liberação. A seção seguinte demonstra como a teoria crítica, a aprendizagemexperiencial e a práxis atuam em conjunto informando currículos de educação musical. Em seguida,explica um modelo de ensino em oito etapas onde a PCEM sustenta o desenvolvimento da instruçãomusical. Na conclusão são apresentados exemplos concretos da PCEM em ação na aula de música.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Abrahams, Frank; Westminster Choir College of Rider University
Data
23 de abril de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 13, n. 12 (2005)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion