-
Declarando preferências musicais no espaço escolar: reflexões acerca da construção da identidade de gênero na aula de música
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente artigo trata de um estudo de caso com adolescentes sobre a música naconstrução da identidade de gênero no espaço escolar. Como campo empírico foi escolhida umaturma de 8a série de uma escola pública do ensino fundamental de Porto Alegre. A metodologiade investigação privilegiou as técnicas de entrevista e observações, que foram integralmenteregistradas, transcritas e analisadas. Tomando como referencial teórico autores que trabalhamno campo de gênero, escola e educação musical numa perspectiva relacional (Louro, 1995,1997, 1999; Scott, 1995), esse estudo analisa a construção da identidade de gênero reveladapelas preferências musicais e pelos usos simbólicos que os alunos fazem da mídia (Green, L.,1997; Valdivia; Bettivia, 1999). Os resultados obtidos apontam que as preferências musicaisdos adolescentes são ativas e dinâmicas e estão relacionadas com as diferenças de gênerosocialmente construídas. As identidades de gênero são construídas através da música veiculadapela mídia reproduzindo as relações sociais existentes na sociedade. Embora a identidade degênero não seja fixa, imutável, a escola procura reforçar no seu papel de produtora de sujeitosas concepções generificadas de meninos e meninas.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Silva, Helena Lopes da; Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) Escola Projeto – Porto Alegre Colégio Marista Nossa Senhora do Rosário – Porto Alegre
Data
23 de abril de 2014
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 12, n. 11 (2004)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion