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Ensino musical criativo em atividades de composição na escola básica
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Metadados
Descrição
Artigo sobre criatividade na educação com objetivo de compreender como asdimensões do ensino criativo se articulam em atividades de composição musical naescola básica. O desenho metodológico incluiu observação e registro em vídeo deaulas de música, grupos focais com as crianças e duas modalidades de entrevistacom a professora participante: entrevista semiestruturada e de reflexão com vídeo.Focalizando a docência na perspectiva da professora Madalena, são analisadas trêsdimensões centrais do ensino criativo: a construção das relações sociais na classe,o engajamento dos interesses e a valorização das contribuições das crianças. Aolongo do tempo, essas formas de participação social configuraram uma comunidadede aprendizagem musical engajada e comprometida no processo de negociaçãoe significação das práticas em sala de aula, compartilhando maneiras de fazer epensar música que sustentam a aprendizagem criativa.
ISSN
1518-2630
Periódico
Colaboradores
CAPES
Autor
Beineke, Viviane; Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Data
3 de julho de 2015
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 23, n. 34 (2015)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion