Descrição
Na Região Autónoma da Madeira (Portugal), o Governo Regional, através do seuServiço de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), desenvolve desde 1986 oprojeto “modalidades artísticas”, um projeto de educação artística que envolveatualmente todas as crianças e jovens nas escolas da região, em contexto curriculare extracurricular. O principal propósito deste artigo é apresentar as principais etapasdeste projeto: desde as primeiras experiências de atividades de complementocurricular (1985-1995); passando pela sistematização decorrente da criação da Escolaa Tempo Inteiro (1995-2001); até à definição em decreto regulamentar da coordenaçãodas “modalidades artísticas” (2001-2007); e, finalmente, a criação do modelo vigente(2007-2016). O atual modelo é um relevante instrumento de política educativa na áreada educação artística, prevendo elementos como: a figura da liderança; a tipologiade eventos a desenvolver; crédito horário para as escolas dedicarem ao projeto;formação contínua nas diversas modalidades; instrumentos de planificação, controloe avaliação.Palavras-chave: política educativa, atividades de complemento curricular eextracurriculares, modalidades artísticas.