-
Oswaldo Amorim: gestos didáticos fundadores e específicos no ensino de baixo elétrico
- Voltar
Metadados
Descrição
O texto apresenta uma análise da ação docente de Oswaldo Amorim, professor de baixo elétrico bem sucedido da Escola de Música de Brasília. A pesquisa, de caráter qualitativo, aliou a entrevista narrativa à observação não participante, instrumentalizada com as lentes teóricas dos gestos didáticos. Estes gestos dizem respeito às ações de professores no exercício de ensinar, e caracterizam-se como gestos didáticos fundadores – constituídos por ações que são comuns a todos os professores de determinada instituição; e gestos didáticos específicos – as ações que moldam a forma de ensinar de determinado professor. Os gestos didáticos fundadores em música, foram explicitados, inicialmente, a partir de análise de teses e dissertações que observaram e analisaram o agir docente de professores de instrumentos musicais. O conceito de habitus, de Pierre Bourdieu, contribuiu para a interpretação dos gestos específicos de Amorim, relacionando as observações à trajetória de vida narrada pelo professor. A investigação contribuiu para o aprofundamento dos conhecimentos em torno do ensino de instrumentos musicais, em especial do baixo elétrico, permitindo o registro e a documentação das ações de um professor bem sucedido.
ISSN
1518-2630
Periódico
Colaboradores
Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal FAPDF
Autor
Menezes, Anco Marcos Silva de; Universidade de Brasília | Pereira, Marcus Vinicius Medeiros; Universidade Federal de Juiz de Fora
Data
7 de maio de 2018
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 25, n. 39 (2017)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion