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PEDAGOGIA E MÚSICA: UM MAPEAMENTO NOS ANAIS DOS ENCONTROS NACIONAIS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL E NAS REVISTAS DA ABEM ENTRE 2008 E 2017
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Metadados
Descrição
Este artigo decorre de um mapeamento bibliográfico em publicações da Revista da ABEM e dos Anais dos Encontros Anuais, no período de 2008 a 2017, que teve como objetivo analisar a música e as suas relações com a formação acadêmico-profissional no contexto dos cursos de Pedagogia. No texto, não só são apresentadas as publicações mapeadas, mas também são produzidas reflexões sobre as pesquisas que têm centralidade na referida temática. A pesquisa, considerando o tempo de 10 anos, destaca uma diminuição de trabalhos publicados. A despeito da redução, o objeto de estudo manteve-se na formação acadêmico-profissional de pedagogos. Diante das lacunas e potencialidades encontradas nas publicações, evidencia-se que se orienta a formação acadêmico-profissional e a construção da docência de modo mais experiencial com música, a qual pode somar-se às vivências colaborativas em projetos de extensão, outros componentes curriculares, programas, oficinas e cursos relacionados a propostas de educação musical, potencializando a proposição de inovações e novas possibilidades de construção profissional, musical e pedagógico-musical de professores de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, egressos de cursos de Pedagogia.
ISSN
1518-2630
Periódico
Colaboradores
CNPQ-PQ
Autor
Schwan, Ivan Carlos; Universidade Federal de Santa Maria - UFSM Instituto Federal Farroupilha - IFFar | Bellochio, Cláudia Ribeiro; Universidade Federal de Santa Maria - UFSM | Ahmad, Laila Azize Souto; Instituto Federal Farroupilha - IFFar
Data
20 de fevereiro de 2019
Formato
Idioma
Editor
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 26, n. 41 (2018)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion