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BIOGRAFIA MÚSICO-EDUCATIVA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
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Metadados
Descrição
O artigo tem o objetivo de apresentar a biografia músico-educativa como procedimento metodológico de pesquisa e como uma alternativa para a formação de educadores musicais. Ancora-se em uma discussão teórica desenvolvida no âmbito de uma pesquisa de doutorado que visou compreender as maneiras por meio das quais as biografias músico-educativas de licenciandos em Música produziram sentidos para seus processos formativos. A biografia músico-educativa, nesse contexto, foi procedimento de pesquisa e metodologia de formação, pois, ao mesmo tempo que possibilitou um acesso calculado aos horizontes de significados dos sujeitos sobre música e educação musical em suas vidas relacionados às suas formações, permitiu que os sujeitos refletissem sobre suas trajetórias acadêmicas, bem como sobre o lugar de cada um enquanto sujeito de sua própria formação. Por meio desse artigo, espera-se contribuir com a área de educação musical somando a pesquisadores que há quinze anos discutem as implicações da pesquisa (auto)biográfica em diversos contextos de pesquisa.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Almeida, Jéssica de; Universidade Federal de Roraima (UFRR) | Louro, Ana Lúcia; Universidade Federal de Santa Maria
Data
15 de julho de 2019
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 27, n. 42 (2019)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion