-
EU SABO PORQUE SABO: A POÉTICA DA IMPROVISAÇÃO NA EDUCAÇÃO MUSICAL
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo apresenta o movimento provocado pela prática criativa da improvisação na formação de professores. Como abordagem metodológica qualitativa da pesquisa de campo “Educação Musical na formação de professores dos cursos de Graduação em Pedagogia gaúchos”, o Ateliê Poético é espaço propositivo de viver a improvisação para colher as práticas experimentadas na universidade em educação musical. Espaço de articulação da potência lúdica de tocar nossos sentidos de habitar a linguagem, colocando a música em estado de encontro. Os resultados destacam a relevância da improvisação no fluxo inato de sentir e dar sentido à experiência de brincar com sons. A improvisação ensina o corpo a aprender de ouvido e inventar modos de tocar no coletivo, porque prepara e ensaia o inesperado: ação fundante do saber docente. A poética da improvisação na educação musical pode aproximar e intensificar os processos lúdicos de escuta e criação para interrogar a docência de música com crianças.
ISSN
1518-2630
Periódico
Colaboradores
UFRGS
Autor
Lino, Dulcimarta Lemos; Universidade Federal do Rio Grande do Sul | Dornelles, Gabriel do Nascimento; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Data
15 de julho de 2019
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 27, n. 42 (2019)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion