-
Repertório musical na Educação Infantil: música para crianças?
- Voltar
Metadados
Descrição
Este trabalho é uma reflexão sobre o repertório musical a ser desenvolvido em sala de aula e uma análise das relações existentes entre o consumo de mercadorias e o consumo musical, descrevendo comportamentos de adultos e crianças, encontrando conexões entre seus gostos por produtos e por músicas comuns aos dois universos etários. Para isso, utilizamos categorias criadas pela filósofa Lydia Goehr para analisar um momento histórico para a produção musical, no qual se questiona a função da composição que, por uma linha é a vanguarda da técnica musical do século XX e, que por outra, é ferramenta de exercício político e de desenvolvimento do pensamento estético-crítico. Essas duas linhas são lidas neste trabalho no contexto do repertório desenvolvido na aula de música realizada na Educação Infantil, valendo-se de referenciais teóricos como Paulo Freire, Maria Rita Kehl, Oliver Sacks, Gisela Wajskop entre outros, para amparar a reflexão.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Makino, Jéssica Mami; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo https://www.ffclrp.usp.br/
Data
14 de novembro de 2020
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS Declaramos que os artigos presentes na REVISTA DA ABEM são originais e não foram submetidos à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaramos, ainda, que, após um artigo ser publicado pela REVISTA DA ABEM, ele não poderá ser submetido a outra forma de publicação, no prazo de dois anos. Passado esse período, a REVISTA DA ABEM cede direitos aos(às) autores(as) para publicarem o texto em livros ou outro periódico, desde que haja autorização do Conselho Editorial.Também temos ciência que a submissão dos originais à REVISTA DA ABEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital e, a não observância desse compromisso submeterá o(a) infrator(a) a sanções e penas previstas na Lei de Proteção dos Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).
Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 28 (2020)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion