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A Banda Marcial como Disciplina Eletiva no Ensino Fundamental em Escola de Tempo Integral
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Metadados
Descrição
Resumo: O objetivo desta pesquisa é apresentar elementos da educação musical desenvolvida em escola de educação básica de tempo integral no contexto das disciplinas eletivas para a 2ª fase do ensino fundamental. Em termos metodológicos, ressaltamos nossa experiência tácita, desenvolvida no contexto das escolas de tempo integral de Goiânia (Goiás, Brasil), a qual se deu de modo participante e longitudinal, cuja experiência serviu para interpretarmos os dados coletados por um grupo de estudantes da licenciatura em música (PIBID IFG, 2018 e 2019) em um survey realizado com alunos, professores e gestores da escola. Os resultados, além de apresentarem as características da educação musical na 2ª fase do ensino fundamental nas disciplinas eletivas, também apontam para elementos que caracterizam esse contexto na voz dos atores participantes, de modo que sustentamos uma defesa das disciplinas eletivas para o desenvolvimento de múltiplas experiências em música e como processo formativo musical dos estudantes. Palavras-chave: Educação musical. Ensino fundamental. Disciplinas eletivas.
ISSN
1518-2630
Periódico
Autor
Sousa, Aurélio Nogueira; Secretária de Estado da Educação de Goiás PPGMUS Universidade Federal da Bahia | Pereira, Eliton Perpetuo Rosa; Instituto Federal de Goiás
Data
14 de novembro de 2020
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
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Fonte
REVISTA DA ABEM; v. 28 (2020)
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion