Descrição
Towards the end of the nineteenth century, developments in the photography industry enabledphotography to become popular. ?Do it yourself?, said an old advertisement, thus bringingthe professional photographer?s monopoly to an end. Because of the absence of conditioningsforeign to the photography author, the photography reflects familiar scenes as well as social,economic and religious activities; in fact, it reflects every moment in familiar life. All theimages share a leit-motif, that is, the representation of everyday life. Thus, the theme of wineproduction is approached on the basis of familiar photography. While reflecting the details ofeveryday life, familiar photography infers a series of analysis parameters for the iconic discoursewhich allows us to rebuild this industrial process, determining the existence of a wine imagery.||Fins do século XIX o avanço na indústria fotográfica permitiu a popularização da fotografia."Faça você mesmo" rezava uma publicidade de antanho, e desse modo se rompia o monopólio do fotógrafo profissional. Cambia a intenção da toma, e a liberdade de representar o que interessa, eliminando assim as limitações culturais ou estéticas da época. Existindo uma ausência de condições alheias para o autor da fotografia, esta reflete tanto cenas familiares como atividades sociais, econômicas, religiosas e todos aqueles momentos do ambiente familiar. Todas as imagens tem um fio condutor, e a representação da vida cotidiana. Dessa maneira se aborda a temática da produção vinícola, na base da fotografia familiar. Esta ao refletir as vicissitudes da vida cotidiana, infere uma serie de parâmetros de análises do discurso icônico que permite reconstruir este processo industrial, determinando a existência de um imaginário vinícola.