Descrição
If the memory was, since its inception, as a privileged terrain of history, it is no less important for other areas of thought, such as the arts. If history has used it and integrated it as one of its fundamental concepts, transforming it into an operative concept of thought, the arts allow us to describe the "posthumous life" of the forms of culture and a rtistic manifestations. Recall, Walter Benjamin and his concept of "Remembrance", like the very concept of Aby Warburg, namely the "Surviving Image", and here appears another component, which unfolds from that: the relation of the image to the story itself and also to the memory that survives in the images. This article intends to analyze the four photographs that were taken by prisoners of AuschwitzBirkenau camp at risk of life, the Sonderkommandos, showing that the images are the hypothesis of reconstruction of the testimony.||Se a memória se constituiu, desde o seu início, como um terreno privilegiado da história, ela não é menos importante para outras áreas do pensamento, como as artes. Se a história a utilizou e a integrou como um dos seus conceitos fundamentais, transformando-a num conceito operatório do pensamento, as artes permitem descrever a “vida póstuma” das formas da cultura e das manifestações artísticas. Relembro, Walter Benjamin e o seu conceito de “Rememoração”, como o próprio conceito de Aby Warburg, nomeadamente o de “Imagem Sobrevivente”, e aqui aparece uma outra componente, que se desdobra a partir daquela: a relação da imagem com a própria história e também a da memória que sobrevive nas imagens. Este artigo tem o intuito de analisar as quatro fotografias que foram realizadas pelos prisioneiros do campo de Auschwitz-Birkenau em risco de vida, os Sonderkommandos, mostrando que as imagens são a hipótese de reconstrução do testemunho.