-
Beatriz” or The skyscraper lyricism||“Beatriz” o El lirismo del rascacielos||“Beatriz” ou O lirismo de arranha-céu
- Voltar
Metadados
Descrição
Chico Buarque wrote the lyrics of “Beatriz” in 1982, for a melody by Edu Lobo as part of the ballet O grande circo místico. This essay proposes a “verse by verse” analysis of the words in the song aimed at mapping its ambitions – literary, architectonic, political, geographical – and at providing a general interpretation based on concepts of contemplation, heavenly assumption and melancholia. Although Dante’s Divine Comedy is the main evoked reference, other texts and contexts conjugate to describe the female character of the “bela atriz” – beautiful actress – in successive questions and suppositions about her figure. We begin by thinking separately about each image evoked at the composition to, only then, analyze the countless threads that intertwine in the composition. ||Sobre la melodía de Edu Lobo, Chico Buarque escribió “Beatriz” en 1982, como parte del ballet O grande mystico circus. El presente ensayo propone un análisis casi verso a verso de la letra de la canción, buscando mapear las referencias - literarias, arquitectónicas, políticas, geográficas - presentes y proponiendo una interpretación general basada en los conceptos de contemplación, ascensión celeste y melancolía. Aunque la Divina Comedia de Dante es el principal universo de referencia evocado, varios otros textos y contextos se combinan para describir la figura femenina de la “bella actriz”, en una sucesión de preguntas y suposiciones sobre su figura. Pensando por separado en cada una de las imágenes evocadas, dejamos, en un segundo momento, un análisis sobre los grandes hilos que atraviesan y cosen la composición.||Sobre melodia de Edu Lobo, Chico Buarque escreveu “Beatriz” em 1982, como parte do balé O grande circo místico. O presente ensaio propõe uma análise quase que verso a verso para a letra da canção, buscando mapear as referências – literárias, arquitetônicas, políticas, geográficas – presentes e propondo uma interpretação geral baseada nos conceitos de contemplação, ascensão celestial e melancolia. Embora a Divina Comédia, de Dante, seja o principal universo referencial evocado, diversos outros textos e contextos se conjugam para descrever a figura feminina da “bela atriz”, numa sucessão de indagações e suposições sobre sua figura. Pensando em separado sobre cada uma das imagens evocadas, partimos, num segundo momento, para uma análise sobre os grandes fios que perpassam e costuram a composição.
ISSN
2316-7858
Periódico
Abrangência
Brazil; 1982 | Brasil; 1982 | Brasil; 1982
Autor
Longman, Gabriela Strozenberg
Data
22 de abril de 2014
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12940 | 10.20396/muspop.v2i2.12940
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2014 Gabriela Strozenberg Longman
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 2 No. 2 (2014); 67-81 | Música Popular em Revista; Vol. 2 Núm. 2 (2014); 67-81 | Música Popular em Revista; v. 2 n. 2 (2014); 67-81 | 2316-7858
Assuntos
Beatriz | Chico Buarque | Grande circo místico | Divina comédia | Contemplação | Melancolia | Beatriz | Chico Buarque | Gran circo místico | Divina comédia | Contemplación | Melancolía | Beatriz | Chico Buarque | Grande circo místico | Divine comedy | Contemplation | Melancholia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares | Texto | Text | Texto