-
The post-tropicalism Brazilian rock and music critic for Rolling Stone||El rock y crítica musical brasileña postropical en Rolling Stone||O rock brasileiro pós-tropicalismo e a crítica musical em Rolling Stone
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper makes an analysis on the Brazilian rock and the musical criticism in the newspaper Rolling Stone, which circulated in Brazil from 1972 to 1973. This publication was a pioneer in publicizing issues related to counterculture and rock music, both the one produced in the country as the performed abroad. Despite its brief existence, the newspaper mapped the musical production considered as “rocker” of that period, and musical criticism was the mainstay of this process. Brazilian rock was undergoing an emptying period, with a few groups and artists dedicated to the genre, being a counterpoint to the current context of music market.||Artes y HumanidadesEste artículo analiza el rock brasileño y la crítica musical en el periódico Rolling Stone, que circuló en Brasil, de 1972 a 1973. Esta publicación fue pionera en la difusión de temas relacionados con la contracultura y el rock, tanto producidos aquí como el extranjero. A pesar de su breve existencia, trazó un mapa del llamado “músico de rock” de ese período, y la crítica musical fue el pilar de este proceso. El rock brasileño atravesaba un período de vaciamiento, con pocos grupos y artistas dedicados al género, siendo un contrapunto al contexto actual del mercado musical, en el que está presente el exceso masivo de grupos dedicados al rock.||O presente artigo faz uma análise sobre o rock brasileiro e a crítica musical no jornal Rolling Stone, que circulou no Brasil, de 1972 a 1973. Esta publicação foi pioneira em divulgar questões ligadas à contracultura e ao rock, tanto o produzido por aqui, quanto o estrangeiro. Apesar da sua breve existência, mapeou a produção musical dita “roqueira” daquele período, e a crítica musical foi o esteio principal desse processo. O rock brasileiro vivia uma fase de esvaziamento, tendo poucos grupos e artistas dedicados ao gênero, sendo um contraponto ao contexto atual do mercado musical, em que o excesso massificador dos grupos dedicados ao rock se faz presente.
ISSN
2316-7858
Periódico
Abrangência
Brazil; 1972-1973 | Brasil; 1972-1973 | Brasil; 1972-1973
Autor
Scherner, Cassiano
Data
12 de setembro de 2014
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/12961 | 10.20396/muspop.v3i1.12961
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2014 Cassiano Scherner
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 3 No. 1 (2014); 101-120 | Música Popular em Revista; Vol. 3 Núm. 1 (2014); 101-120 | Música Popular em Revista; v. 3 n. 1 (2014); 101-120 | 2316-7858
Assuntos
Crítica musical | Rock brasileño | Contracultura | Prensa musical | Music criticism | Brazilian rock | Counterculture | Music press | Crítica musical | Rock brasileiro | Contracultura | Imprensa musical
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares | Texto | Text | Texto