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Crossed ambitions and vocations: the popular cantata Santa Maria de Iquique (1970)||Ambiciones y vocaciones cruzadas: la cantata popular Santa María de Iquique (1970)||Ambições e vocações cruzadas: a cantata popular Santa María de Iquique (1970)
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Metadados
Descrição
In dialogue with Machado de Assis’s theme of ambition and vocation in music, this article focuses on the relations between popular musicians and conservatoire musicians within the Chilean New Song movement. We elected the popular cantata Santa María de Iquique (1970) – composed by Luis Advis and performed by the group Quilapayún – as representative of the link between elements historically conceived as belonging to separate spheres (classical, popular and folk; art and politics). We seek to demonstrate how the aesthetic and thematic choices that characterize this opus closely dialogue with its political context, when there was a great expectation in the rising of a left-wing government and the intent to use the artistic milieu as a battlefield.||En diálogo con el tema de ambición y vocación musical de Machado de Assis, este texto se centra en las relaciones que se establecen entre músicos populares y músicos de conservatorio dentro del movimiento Canción Nova Chilena. Escogiendo la cantata popular Santa María de Iquique (1970) - compuesta por Luis Advis e interpretada por el conjunto Quilapayún - como representativa de la articulación entre elementos históricamente concebidos como pertenecientes a ámbitos separados (erudito, popular y folclórico; arte y política), buscaremos demostrar que las opciones estéticas y temáticas que caracterizan la obra dialogan estrechamente con su contexto político de producción, marcado por la perspectiva del advenimiento de un gobierno de izquierda y por la intención de utilizar el entorno artístico como lugar de combate.||Dialogando com o tema machadiano da ambição e vocação em música, o presente texto enfoca as relações estabelecidas entre músicos populares e músicos de conservatório no interior do movimento da Nova Canção Chilena. Elegendo a cantata popular Santa María de Iquique (1970) – composta por Luis Advis e interpretada pelo conjunto Quilapayún – como representativa da articulação entre elementos historicamente concebidos como pertencentes a âmbitos separados (erudito, popular e folclórico; arte e política), buscaremos demonstrar que as opções estéticas e temáticas que caracterizam a obra dialogam intimamente com seu contexto político de produção, marcado pela perspectiva do advento de um governo de esquerda e pela intenção de utilizar o meio artístico como lugar de combate.
ISSN
2316-7858
Periódico
Abrangência
Brazil; 1970 | Brasil; 1970 | Brasil; 1970
Autor
Schmiedecke, Natália Ayo
Data
29 de abril de 2017
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13015 | 10.20396/muspop.v4i1.13015
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Natália Ayo Schmiedecke
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 4 No. 1 (2015); 6-26 | Música Popular em Revista; Vol. 4 Núm. 1 (2015); 6-26 | Música Popular em Revista; v. 4 n. 1 (2015); 6-26 | 2316-7858
Assuntos
Santa María de Iquique | Nueva canción chilena | Luis Advis | Quilapayún | Santa María de Iquique | Chilean new song movement | Luis Advis | Quilapayún | Santa María de Iquique | Nova Canção Chilena | Luis Advis | Quilapayún
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Text | Texto