-
For a new Pandora box: an outline of a heuristic script by the sociology of music||Para una nueva caja de Pandora: esbozo de un guión heurístico de la sociología de la música||Para uma nova caixa de Pandora: esboço de um roteiro heurístico pela sociologia da música
- Voltar
Metadados
Descrição
Although music is present in the works of pioneering authors of sociology (Max Weber and Georg Simmel), it is not possible to speak about a properly consistent field of music within sociological studies, despite the work of some researchers (Simon Frith, Andy Bennett, Antoine Hennion, Tia De Nora, among others), driven in large part by the cultural turn taking place in sociology in the mid-1970s. In view of this panorama, this article aims to contribute to the discussions on the “state of the art” of the sociology of music from the following questions: a) the necessary balance between the aesthetic approach of music and its due social contextualization; b) the important role of popular music - especially pop-rock - in shaping the identities / practices of specific generational, symbolic and cultural segments; c) the increase - with special emphasis on the Portuguese case - of a cultural sociology that has music as a key theme of its concerns; d) the specific contributions of sociology to the analysis of musical genres - with special emphasis on the case of alternative rock.||Si bien la música está presente en las obras de autores pioneros en sociología (Max Weber y Georg Simmel), no es posible hablar en un campo adecuadamente coherente del fenómeno musical dentro de los estudios sociológicos, a pesar del trabajo de algunos investigadores (Simon Frith, Andy Bennett, Antoine Hennion, Tia De Nora, entre otros), impulsado en gran parte por el giro cultural que se produjo en la sociología a mediados de la década de 1970. Ante este panorama, este artículo pretende contribuir a las discusiones sobre el “estado del arte ”de la sociología de la música a partir de las siguientes cuestiones: a) el necesario equilibrio entre el enfoque estético de la música y su adecuada contextualización social; b) el importante papel de la música popular, especialmente el pop-rock, en la configuración de las identidades / prácticas de segmentos generacionales, simbólicos y culturales específicos; c) el aumento - con especial énfasis en el caso portugués - de una sociología cultural que tiene la música como tema central de sus preocupaciones; d) las contribuciones específicas de la sociología al análisis de los géneros musicales, con especial énfasis en el caso del rock alternativo.||Ainda que a música esteja presente nas obras de autores pioneiros da sociologia (Max Weber e Georg Simmel), não é possível falar em um campo devidamente consistente do fenômeno musical dentro dos estudos sociológicos, não obstante os trabalhos de alguns pesquisadores (Simon Frith, Andy Bennett, Antoine Hennion, Tia De Nora, dentre outros), impulsionados em grande parte pelo cultural turn ocorrida na sociologia em meados dos anos de 1970. Tendo em vista este panorama, o presente artigo tem como objetivo contribuir com as discussões sobre o “estado da arte” da sociologia da música a partir das seguintes questões: a) o equilíbrio necessário entre a abordagem estética da música e a sua devida contextualização social; b) o papel importante da música popular – em especial do pop-rock – na conformação das identidades/práticas de segmentos geracionais, simbólicos e culturais específicos; c) o incremento – com ênfase especial para o caso português – de uma sociologia cultural que tem a música enquanto tema-chave de suas preocupações; d) as contribuições específicas da sociologia para a análise dos gêneros musicais – com ênfase especial para o caso do rock alternativo.
ISSN
2316-7858
Periódico
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Guerra, Paula | Alves, Thiago Meneses | Souza, Lucas
Data
29 de abril de 2017
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13020 | 10.20396/muspop.v4i1.13020
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Paula Guerra, Thiago Meneses Alves, Lucas Souza
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 4 No. 1 (2015); 102-134 | Música Popular em Revista; Vol. 4 Núm. 1 (2015); 102-134 | Música Popular em Revista; v. 4 n. 1 (2015); 102-134 | 2316-7858
Assuntos
Music | Sociology | Alternative rock | Pop rock | Sociology of music | Música | Sociología | Rock alternativo | Pop rock | Sociología de la música | Música | Sociologia | Rock alternativo | Pop-rock | Sociologia da música
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares | Texto | Text | Texto