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Prosodic organization and meaning effects in four different interpretations of “Na Batucada da Vida”||Organización prosódica y efectos del significado en cuatro interpretaciones diferentes de “Na Batucada da Vida”||Organização prosódica e efeitos de sentido em quatro diferentes interpretações de “Na Batucada da Vida”
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Metadados
Descrição
In this study we propose a look on the voice phenomenon, in which linguistic aspects of voice interpretation in a song can be taken into account. Based on the theory of Prosodic Phonology, we aim to understand how a group of judges auditively perceive the way in which Carmen Miranda, Dircinha Batista, Elis Regina and Ná Ozzetti prosodically organize the lyrics of the song “Na Batucada da Vida”. More specifically we analyze the perception of how the interpreters organize and delimit the Intonational Phrase (I), a constituent of prosodic hierarchy, whose limits can be marked by pauses. Since I is a constituent that takes into account semantic elements for its definition, the creation of different meaning effects in each interpretation can be defined from the different ways in which the interpreters organize I. Considering the view that voice and language are inseparable, we demonstrate, based on the different ways of organizing the Intonational Phase, the possible attributions of meaning to the interpretations. The ways in which the interpreters organize I are influenced by their subjectivity marks. On the other hand, similarities may be explained by the influence of previous interpreters on more recent ones as well as the influence of information of musical nature.||En este estudio propongo una mirada al fenómeno de la voz, en la que se pueden tener en cuenta aspectos lingüísticos de la interpretación vocal de una canción. Partiendo de la teoría de la Fonología Prosódica, propongo comprender cómo un grupo de jueces percibe auditiva la forma en que Carmen Miranda, Dircinha Batista, Elis Regina y Ná Ozzetti organizan el texto de la canción “Na batucada da vida” de forma prosódica. Analizo más concretamente la percepción de cómo los intérpretes organizan y delimitan la frase entonacional (I), constituyente de la jerarquía prosódica cuyos límites pueden estar marcados por pausas. Como I es un constituyente que tiene en cuenta para su definición elementos semánticos, la creación de diferentes efectos de significado en cada interpretación se puede definir a partir de las diferentes formas de organizar I. , Demuestro, a partir de las diferentes formas de organización de la frase entonacional, la posible atribución de significado para las interpretaciones. A los diferentes modos de organización se atribuyen marcas de subjetividad de los intérpretes. Por otro lado, las similitudes pueden surgir de la influencia de los intérpretes más antiguos sobre los más recientes, así como de la influencia de información de carácter musical.||Proponho, neste estudo, um olhar sobre o fenômeno da voz, no qual aspectos linguísticos da interpretação vocal de uma canção possam ser levados em conta. Com base na teoria da Fonologia Prosódica, proponho compreender como um grupo de juízes percebe auditivamente, a maneira como Carmen Miranda, Dircinha Batista, Elis Regina e Ná Ozzetti organizam prosodicamente o texto da canção “Na batucada da vida”. Analiso mais especificamente a percepção de como as intérpretes organizam e delimitam a frase entonacional (I), constituinte da hierarquia prosódica cujos limites podem ser marcados por pausas. Como I é um constituinte que leva em conta para sua definição elementos semânticos, a criação de diferentes efeitos de sentido em cada interpretação pode ser definida a partir dos diferentes modos de organizar I. Ao compactuar com a visão de que voz e linguagem não se separam, demonstro, com base nos diferentes modos de organizar a frase entonacional, as possíveis atribuições de sentido para as interpretações. Aos diferentes modos de organização, atribuem-se marcas de subjetividade das intérpretes. Por outro lado, as semelhanças podem decorrer da influência das intérpretes mais antigas sobre as mais recentes, assim como da influência de informações de natureza musical.
ISSN
2316-7858
Periódico
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Gelamo, Renata Pelloso
Data
21 de dezembro de 2017
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13052 | 10.20396/muspop.v4i2.13052
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Renata Pelloso Gelamo
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 4 No. 2 (2016); 31-55 | Música Popular em Revista; Vol. 4 Núm. 2 (2016); 31-55 | Música Popular em Revista; v. 4 n. 2 (2016); 31-55 | 2316-7858
Assuntos
Interpretación vocal | Prosodia | Canción popular brasileña | Efectos sensoriales | Vocal interpretation | Prosody | Brazilian popular song | Meaning effects | Interpretação vocal | Prosódia | Canção popular brasileira | Efeitos de sentido
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Text | Texto