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The musical rhetoric and the choro||La retórica musical y llanto||A retórica musical e o choro
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Metadados
Descrição
This article aims to point out ways to analyze the choro, based on a theoretical reference of musical rhetoric (CANO, 2011; BARTEL, 1997; RATNER, 1980). The text associates some concepts of the musical rhetoric with procedures used in the music that emerged in Brazil in the nineteenth century from the European dances. The supposed origins and meanings of the term choro are presented (TINHORÃO, 1991; ARAGÃO, 2013;CAZES, 2010). The contexts of the emergence of rhetoric, poetic music and the development of the rhetorical-musical system are described, based on musicological researches in baroque treatises (REBOUL, 2004; CANO, 2011; BUELOW, 1980). Applications of so-called theory of the topics are exposed outside the scope of Baroque music — including the European classicism (RATNER, 1980), different Brazilian musical styles (PIEDADE, 2007) and the choro. Finally, some rhetorical figures concepts are used to propose a possible parallel between musical examples extracted from baroque works and choro pieces.||Este artículo pretende señalar formas de analizar el llanto, a partir de un marco teórico de la retórica musical (CANO, 2011; BARTEL, 1997; RATNER, 1980). El texto asocia algunos conceptos de la retórica musical con procedimientos utilizados en la música que surgió en Brasil en el siglo XIX a partir de los bailes llegados de Europa. Se presentan los supuestos orígenes y significados del término choro (TINHORÃO, 1991; ARAGÃO, 2013; CAZES, 2010). Se describen los contextos del surgimiento de la retórica, la música poética y el desarrollo del sistema retórico-musical, a partir de la investigación musicológica en tratados barrocos (REBOUL, 2004; CANO, 2011; BUELOW, 1980). Las aplicaciones de la llamada “teoría tópica” se exponen fuera del ámbito de la música barroca, incluyendo el clasicismo europeo (RATNER, 1980), diferentes estilos musicales brasileños (PIEDADE, 2007) y el choro, especialmente. Finalmente, se enumeran algunos conceptos y usos de figuras retóricas para proponer un posible paralelismo entre ejemplos musicales extraídos de obras barrocas y piezas del repertorio del coro.||Este artigo tem a intenção de apontar caminhos para a análise do choro, a partir de um referencial teórico da retórica musical (CANO, 2011; BARTEL, 1997; RATNER, 1980). O texto associa alguns conceitos da retórica musical com procedimentos usados na música que surgiu no Brasil no século XIX a partir das danças que chegaram da Europa. São apresentadas as supostas origens e significados do termo choro (TINHORÃO, 1991; ARAGÃO, 2013; CAZES, 2010). São descritos os contextos do surgimento da retórica, da música poética e do desenvolvimento do sistema retórico-musical, a partir de pesquisas musicológicas em tratados barrocos (REBOUL, 2004; CANO, 2011; BUELOW, 1980). São expostas aplicações da chamada “teoria das tópicas” fora do âmbito da música barroca — incluindo-se aí o classicismo europeu (RATNER, 1980), diferentes estilos musicais brasileiros (PIEDADE, 2007) e o choro, especialmente. Por fim, são relacionados alguns conceitos e usos de figuras retóricas para propor um paralelo possível entre exemplos musicais extraídos de obras barrocas e de peças do repertorio de choros.
ISSN
2316-7858
Periódico
Abrangência
Brazil; Contemporary | Brasil; Contemporáneo | Brasil; Contemporâneo
Autor
Lopes, Mário Sève Wanderley
Data
29 de agosto de 2019
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149 | 10.20396/muspop.v6i1.13149
Idioma
Relação
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8517 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8518 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8519 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8520 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8521 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8522 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8523 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8524 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8525 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8526 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8527 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8528 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8529 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8530 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8531 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8532 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8533 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8534 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8535 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8536 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8537 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8538 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8539 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8540 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8541 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8542 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8543 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8544 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8545 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8546 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8547 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8548 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8549 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8550 | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/13149/8551
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Mário Sève Wanderley Lopes
Fonte
Música Popular em Revista; Vol. 6 No. 1 (2019): Dossiê Temático sobre Choro; 56-91 | Música Popular em Revista; Vol. 6 Núm. 1 (2019): Dossiê Temático sobre Choro; 56-91 | Música Popular em Revista; v. 6 n. 1 (2019): Dossiê Temático sobre Choro; 56-91 | 2316-7858
Assuntos
Musical rhetoric | Topics | Rhetorical figures | Choro | Brazilian music | Retórica musical | Tópicas | Figuras retóricas | Choro | Música brasileña | Retórica musical | Tópicas | Figuras retóricas | Choro | Música brasileira
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Texto | Text | Texto