-
Contributions for the route engraving and artistic teaching in Portugal between the centuries XVIII and XIX||Contribuciones al curso de grabado y educación artística en Portugal entre los siglos XVIII y XIX.||Contributos para o percurso da gravura e do ensino artístico em Portugal entre os séculos XVIII e XIX
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to contribute to the knowledge of the history of engraving and art education in Portugal between the 18th and 19th centuries. The history of engraving begun in the 16th century reached a period of excellence in the first half of the 18th century, mainly due to King João V`s expressive patronage of the arts and artistic education. The monarch, executed a strategic policy to the service of the arts, resorting to unprecedented financing and using the state's diplomatic machinery. The creation of schools and academies, the hiring of foreign skilled labor, such as the famous Italian engraver Francesco Bartolozzi, were fundamental factors for the development of art education in general and for the art of engraving in particular. The introdution of innovative techniques such as lithography, revolutionized the national artistic panorama until the diffusion of photography that would be responsible for a paradigm shift in the world of the arts.||Este artículo tiene como objetivo contribuir al conocimiento del curso de grabado y educación artística en Portugal entre los siglos XVIII y XIX. El curso del grabado comenzó en el siglo XVI, alcanzó un momento de excelencia en la primera mitad del siglo XVIII debido, principalmente, al patrocinio expresivo del rey D. João V a las artes y la educación artística. El monarca llevó a cabo una política estratégica al servicio de las artes, utilizando fondos sin precedentes y utilizando la maquinaria diplomática del estado para este propósito. La creación de escuelas y academias, la contratación de mano de obra extranjera especializada, como el famoso grabador italiano Francesco Bartolozzi, fueron factores fundamentales para el desarrollo de la educación artística en general y para el arte del grabado en particular. La recepción de técnicas innovadoras como la litografía, permitió revolucionar el panorama artístico nacional hasta la difusión de la fotografía que sería responsable de un cambio de paradigma en el mundo de las artes.||O presente artigo pretende contribuir para o conhecimento do percurso da gravura e do ensino artístico em Portugal entre os séculos XVIII e XIX. O percurso da gravura iniciado no século XVI, atinge um momento de excelência na primeira metade do século XVIII devido, sobretudo, ao expressivo apoio mecenático do rei D. João V às artes e ao ensino artístico. O monarca, executou uma política estratégica ao serviço das artes, recorrendo a um financiamento sem precedentes e utilizando para o efeito a máquina diplomática do estado. A criação de escolas e academias, a contratação de mão de obra especializada estrangeira, como o famoso gravador italiano Francesco Bartolozzi, foram fatores fundamentais para o desenvolvimento do ensino artístico em geral e para a arte da gravura em particular. O acolhimento de técnicas inovadoras como a litografia, permitiram revolucionar o panorama artístico nacional até à difusão da fotografia que viria a ser responsável por uma mudança de paradigma no mundo das artes.
ISSN
2447-1313
Periódico
Abrangência
Portugal; Century XVII-XIX | Portugal; Siglo XVII-XIX | Portugal; Século XVII-XIX
Autor
Batista, Jorge Rodrigues
Data
17 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/12301 | 10.20396/visuais.v5i2.12301
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Revista Visuais
Fonte
Revista Visuais; Vol. 5 No. 2 (2019): jul./dez.[9]: Tempo da arte, transmissão de conhecimento e experiências da imagem ; 85-105 | Revista Visuais; Vol. 5 Núm. 2 (2019): jul./dez.[9]: Tempo da arte, transmissão de conhecimento e experiências da imagem ; 85-105 | Revista Visuais; v. 5 n. 2 (2019): jul./dez.[9]: Tempo da arte, transmissão de conhecimento e experiências da imagem ; 85-105 | 2447-1313
Assuntos
Grabado | Educación artística | Historia de grabado | Academía | CIEBA | Engraving | Art education | History of engraving | Academy | CIEBA | Gravura | Ensino artístico | História da gravura | Academia | CIEBA
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Text | Texto | Texto