Descrição
Embora o tema inclusão seja amplamente discutido, é relativamente escassa a literatura orientada à investigação dos impactos dos contextos inclusivos no desempenho e na aprendizagem de pessoas com deficiência. O presente estudo teve por objetivo comparar os efeitos de dois tipos de contexto no desempenho do jogo de sete jovens com deficiência intelectual durante um jogo de basquetebol adaptado. Tomaram parte deste estudo sete jovens com deficiência intelectual com necessidade de apoio intermitente e limitado (média de idade = 14,2 anos e dp = 1,7 anos). Na primeira condição, o grupo de jovens com deficiência participou das atividades propostas acompanhados por sete jovens sem deficiência (média de idade = 16, 2 anos e dp = 1,3 anos) que atuaram como tutores durante o jogo. Na segunda condição, os jovens com deficiência intelectual participaram do jogo sem a presença dos tutores. As variáveis observadas foram: deslocamento, número de passes, posse de bola, distribuição da posse da bola, erros de seleção e erros de execução. Foram identificadas diferenças significativas favoráveis à condição de intervenção tutorial nas variáveis erros de execução e posse de bola. Esses resultados corroboram a premissa de que a intervenção tutorial favoreceria o desempenho de jovens com deficiência intelectual durante a prática de jogos.