Descrição
Este estudo visa a compreender as implicações do encaminhamento de estudantes para salas de apoio pedagógico no trabalho docente dos professores de salas regulares. A pesquisa apresentada contou com 157 professoras dos anos iniciais da rede municipal de ensino de uma cidade do sul do país, as quais responderam a um questionário autoaplicável e composto por 18 perguntas, dentre as quais três serão analisadas neste momento. O referencial teórico utilizado contou com Arroyo (2004, 2007), Contreras (2002), Ferreira (2009), Frigotto e Ciavatta (2010), entre outros. Como resultados, evidenciou-se que o encaminhamento para as salas de apoio pedagógico tem como foco o desempenho e rendimento dos estudantes na sala regular. A sala de apoio pedagógico (SAP) caracteriza-se para as docentes como um espaço de práticas de ensino diferenciadas. Observa-se a diferença entre as condições de trabalho dos docentes da sala regular e da SAP, e as professoras participantes do estudo percebem que há uma diferença no fazer docente atrelada às condições de trabalho, mas não as reivindicam, deflagrando a relativização da autonomia do professor e a alienação do fazer pedagógico no processo de escolarização.