Descrição
Segundo Rüsen (2010), a partir da vida prática são tomadas decisões permeadas por valores e a consciência histórica é o ponto de partida para mediar as relações entre os valores e a realidade no fluxo do tempo. Nesse sentido, ela realiza um caminho específico a partir das situações presentes na vida prática, porque é ela quem une passado e presente, dando perspectivas de futuro para agir na realidade, constituindo valores morais em um “corpo temporal”. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que foi feita a partir dos pressupostos de Eisner (1998) com 61 estudantes brasileiros (de 13 a 16 anos) de baixa e média classe social, de uma escola pública de Curitiba, Paraná. Eles produziram uma narrativa a partir da seguinte questão – “Escreva a uma pessoa como você acerca de sua reflexão sobre: O altruísmo, o pensamento não efêmero e a diferença ainda têm lugar no mundo contemporâneo”? Os resultados demonstraram a existência de diferentes maneiras pelas quais os jovens relacionam o passado e o presente, bem como suas perspectivas de futuro.