-
Trabalho docente, educação e mais-valia
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo tem como tema principal a proletarização do trabalho docente e a educação nacional em suas mais variadas formas, enfatizando história, concepção, e processo de humanização (Educação formal e informal, o que éEducação, Educação no século XXI, Educação no Brasil, Educação na Escola, Educação humanizadora e Educação e mais-valia). O objetivo principal deste estudo é perceber a crise que o trabalho docente perpassa nas suas maisdiversas formas. A metodologia consiste em uma revisão bibliográfica, e neste sentido, adotaram-se livros principalmente de Marx e Arendt no que diz respeito às questões de exploração, mais-valia e humanização, alémde outras obras e artigos de autorias que compartilham o mesmo enfoque teórico. Parece-nos um tanto ingênuo pensar que a Educação seja um processo genuinamente emancipador. Também não nos iludamos quanto a pensar ser a Educação, por excelência, um instrumento ideológico doEstado. Como se pode verificar no corrente histórico das humanidades, a Educação foi utilizada desde os estados “democráticos” aos autoritários como forma de “adestramento” social, porém, verifica-se, da mesma formaque, o resultado dessa educação não se concretiza plenamente. Prova disso, são as diversas formas de resistências surgidas no interior dessas sociedadesconduzindo-as a revoluções e a mudanças de regimes, induzidas por suas próprias contradições. O que fez com que os sujeitos dessas sociedades enxergassem essas contradições senão por meio da própria educação? Parece haver uma contradição aqui: educação que emancipa ou educação que massifica, afinal? As duas posições se contradizem e se concretizam no processo educativo, porém, nenhuma delas é por excelência a moldura da educação. Essas duas posições encontram-se no interior do próprio processo educativo que é dialético, em sua própria concepção. E, portanto, não está preso às estruturas estanques e sim à sua própria dinâmica – a contradição. Por mais conservadora que seja a educação, ela em si mesma é alethéia (do grego = é o que se manifesta aos olhos do corpo e do espírito). Ou seja, se revela no real, por mais dissimulada que ela seja apresentada a seus educandos.Palavras-chave: Educação; Educadores e Mais-Valia.
ISSN
2175-2613
Autor
Mocelin, Márcia Regina
Data
15 de novembro de 2011
Formato
Identificador
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL
Fonte
CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL; v. 6 n. 14 (2011): Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional; 171-184 | 2175-2613 | 1980-9700
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo