-
Produção Coletiva de uma Proposta de Educação Ambiental na Escola Pública
- Voltar
Metadados
Descrição
The researchers teachers ‘group formation for a process of reflection – action– reflection on their teaching practices and, from it, to construct collectively an environmental education project in the socio-historical perspective is the purpose of this study. Following the research-action methodology and working in a state school of the country of São Paulo State, with elementary school teachers, a set of strategies was organized to identify and to act on socioenvironmental problems in the institution daily routine. The actions have expanded to the surroundings school community allowing the confrontationof socio-environmental education, which is typical of the environmental education based on critical principles.Keywords: Action research. Collective production. Teacher education. Social and environmental education.||A formação de um grupo de professores pesquisadores para um processo de reflexão - ação - reflexão sobre suas práticas e, a partir daí, construir coletivamente um projeto de educação ambiental na perspectiva sóciohistórica, constitui o objetivo desse estudo. Seguindo a metodologia dapesquisa-ação e atuando em uma escola estadual junto a professores do ensino fundamental, organizou-se um conjunto de estratégias que permitiram identificar os problemas socioambientais presentes no cotidiano da instituição. As ações expandiram para a comunidade no entorno possibilitando o enfrentamento das questões socioambientais definindo um processo de educação ambiental fundamentada em princípios críticos.Palavras-chave: Pesquisação. Produção coletiva. Formação docente.
ISSN
2175-2613
Autor
Maia, Jorge Sobral da Silva | Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos
Data
12 de julho de 2018
Formato
Identificador
https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/1216 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2018.Vol13.NEspecial.pp241-259
Idioma
Fonte
CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL; v. 13 n. Especial (2018): Educação Ambiental como espaço de luta e resistência: pesquisa, intervenção, formação e políticas públicas em debate; 241-259 | 2175-2613 | 1980-9700 | 10.35168/2175-2613.UTP.pens_ed.2018.Vol13.NEspecial
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion