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Gerencialismo Ou Gestão Democrática
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Metadados
Descrição
Este trabalho faz parte de uma investigação mais ampla que estamos desenvolvendo e que busca esclarecer a relação existente entre as orientações estabelecidas pelo Banco Mundial e a política educacional brasileira, particularmente no que se refere à avaliação da Educação Básica nos sistemas municipais de ensino do Rio Grande do Sul, delimitando a investigação ao município de Novo Hamburgo, a partir de uma opção metodológica pelo estudo de caso. A aplicação das diretrizesinternacionais no campo da avaliação da qualidade da Educação Básica no Rio Grande do Sul ainda não foi suficientemente investigada e se constitui no elemento novo e importante para percebermos as implicações no que tange à gestão democrática da escola. O município em questão atingiu elevados índices do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, o que trouxe consultores do Banco Mundial para avaliar a experiência municipal, que foi considerada um êxito localizado na gestãoda Secretária de Educação, numa perspectiva claramente gerencialista. Por compreendermos que a situação desse município é bem mais complexa do que os resultados antecipados pelos representantes do Banco Mundial, estamos desenvolvendo a pesquisa referida, por entendermos que ela podeoferecer subsídios para a compreensão mais ampla da política educacional municipal, no que tange às questões de gestão e avaliação da educação. O estudo de caso, como estratégia metodológica, tem seu desdobramento nos marcos da metodologia histórico-crítica, procurando articular texto econtexto, analisando os documentos históricos e os relatos dos sujeitos da pesquisa, que se constituem em fontes para o trabalho, numa perspectiva dialética.
Palavras-chave: Gerencialismo – Gestão democrática - Banco Mundial – Avaliação da educação – Novo Hamburgo/Brasil.
ISSN
2175-2613
Autor
Corsetti, Berenice
Data
8 de agosto de 2018
Formato
Identificador
Idioma
Fonte
CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL; v. 7 n. 16 (2012): Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional; 58-74 | 2175-2613 | 1980-9700
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion