Descrição
The present paper discusses the responsibility of the Linguistic and Language researchers regarding to language teaching, considering the lack of exchange between university-school and the lack of effectiveness of language teaching at elementary and secondary school, raising some hypotheses about the reason of these issues. Finally, it is suggested that universities should regionally concern about research in teaching, as well as the monitoring and guidance to teachers of elementary education, with respect to Portuguese language teaching in Brazil.||O presente artigo discute as atribuições dos professores de liínguística e de língua portuguesa de acordo com seu contexto de atuação profissional (professores pesquisadores, professores universitários e professores de escola) e sua responsabilidade quanto ao ensino de língua materna na educação básica. Ao mesmo tempo, reconhece a falta de intercâmbio entre universidade-escola e de efetividade do ensino de língua nas escolas públicas brasileiras, levantando algumas hipóteses sobre o motivo causador do atual estado de coisas. Para finalizar, sugere que, no seu espaço de atuação regional, as universidades passem a se preocupar com pesquisa em ensino, ocupando-se ainda com o acompanhamento e a orientação aos professores das escolas, no que respeita ao ensino de língua, no ensino fundamental e médio.