-
MÚSICA: UMA FERRAMENTA PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA = MUSIC: A TOOL FOR THE STUDY OF HISTORY
- Voltar
Metadados
Descrição
Este projeto tem como objetivo maior trabalhar a canção como documento histórico na Escola Básica. Vincula-se ao Núcleo de Ensino da UNESP/ Franca e conta com a participação de dois alunos bolsistas, estudantes de História. Evidencia-se por uma experiência didática comprometida com a renovação do ensino de História.Trata-se de um projeto que, articulando de maneira indivisa o ensino e a pesquisa, propõe, outrossim, a produção de material didático para o ensino de História, tendo na linguagem musical, seu fio condutor. Distinguir a linguagem musical significa, sobretudo, ver a música como reflexo de determinado tempo histórico , por isso uma fonte que se abre ao pesquisador. Ademais, singular canal de comunicação que reconhecidamente evidencia-se como recurso didático privilegiado que envolve larga possibilidade de trato metodológico concernente à construção do conhecimento; acrescente-se - prazeroso e naturalmente motivador.Palavras-chave: Ensino de História. Canção . Propostas Curriculares. ABSTRACTThe objective of this project is to work the song as an historical document in the Basic School. The project is linked to the teaching at São Paulo State University (UNESP) / Franca and count on the participation of two students of history. This is a didactic experience regarding the renewal of the teaching of history. In this sense, this is a project that coordinates the teaching and research proposals by the the making of materials for the teaching of history, taking the musical language as its leitimotiv. This paper therefore tries to present the language of music as a reflection of certain historical time – that is, a source avaiable to researchers. In addition, the project configures a privileged communication channel that will make possible wider possibiities regarding the methodological aspects of the knowledge construction process.Keywords: Teaching of History. Song. Curricular Proposals.
ISSN
2175-4217
Periódico
Autor
David, Célia Maria | Januário, André Alves | Fagundes, Gustavo Henrique Godoy
Data
6 de novembro de 2009
Formato
Idioma
Fonte
CAMINE: Caminhos da Educação = Camine: Ways of Education; v. 1 n. 1 (2009) | 2175-4217
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion