Descrição
The article addresses the idea of “the work of the actor on oneself”, conceived by Konstantin Stanislavski as an operating principle which permeates the relationship between art and life by affirming the concrete aspects of the actor's craft. It proposes the approach of a theatrical tradition which formulated a new ethical and poetic paradigm for the performer on stage from the urge to redesign the meaning of the artistic making within a context of dramatic political and societal shifts.||El artículo aborda la noción de “el trabajo del actor sobre sí mismo”, concebido por Konstantin Stanislavsky como un principio operativo que impregna la relación entre arte y vida a través de la afirmación de los aspectos concretos del oficio del actor. Así, propone la aproximación de una tradición teatral que formuló un nuevo paradigma ético y poético para el artista de la escena desde la urgencia de redimensionar el sentido del hacer artístico en un contexto de profundas transformaciones políticas y sociales.||O artigo aborda a noção de “trabalho do ator sobre si mesmo”, concebida por Konstantin Stanislávski como princípio operador que permeia as relações entre arte e vida por meio da afirmação dos aspectos concretos do ofício do ator. Propõe, assim, a aproximação de uma tradição teatral que formulou um novo paradigma ético e poético para o artista da cena a partir da urgência de redimensionar o sentido do fazer artístico em um contexto de profundas transformações políticas e sociais.