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The non-fiction novel in parallax: two possible readings of Truman Capote’s In Cold Blood||O nonfiction novel em paralaxe: duas leituras possíveis de In Cold Blood, de Truman Capote
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Metadados
Descrição
Through a discussion about the double discursive nature of In cold blood (1965), by Truman Capote, this paper presents two possible readings for the icon genre of American literary journalism. The first reading unveils the features that would make “non-fiction novel” a genre, as suggested by Capote; while the other would withhold this nomenclature. The readings are also the basis for the problematization of the conflict in terms of genre. Reader-Response Criticism is used to evaluate the relations of text, context and reading, as advocated by Richard Beach (1993), as well as to exam the features that highlight the nuances of socio-historical character and structure of the referenced elements. These features are considered according to the production atmosphere of the work, as highlighted by some analysts. Analyses are based on Beach (1993), on the readings of the novel made by Jesse Brady (2006), Thompkins (1968), Gerald Clarke (1989) and Ralph Voss (2011).||Este artigo busca, através de uma discussão sobre a dupla natureza discursiva da obra In cold blood (1965), de Truman Capote, apontar para duas leituras feitas do gênero ícone do jornalismo literário estadunidense: a primeira desvela os traços que fariam do gênero um legítimo “romance de não-ficção”, tal como sugeriu Capote; a outra sonega esta nomenclatura. Valemo-nos de uma análise da obra segundo as premissas da Reader-Response Criticism, avaliando as relações de texto, contexto e leitura, conforme advoga Richard Beach (1993), exame cujos traços salientam as nuances de caráter sócio-histórico e a estrutura dos elementos referenciados. Esses traços serão pensados de acordo com a atmosfera de produção da obra, relacionados, ainda, com os tipos de abordagem que alguns analistas elucidaram sobre o gênero. Nesse âmbito, buscamos problematizar, a partir da avaliação de duas leituras da obra, o desacordo em termos de gênero. Propomos um estudo metodologicamente pautado nas observações de Beach (1993), mas também nos serão de grande utilidade as leituras do romance feitas, primeiro, por Jesse Brady (2006), e, posteriormente, por Philip K. Thompkins (1968), Gerald Clarke (1989) e Ralph Voss (2011).
ISSN
1516-1536
Periódico
Autor
Barros Cunha, Roseli | Pontes Viana Mourão, Manfred Rommel
Data
15 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/view/52612 | 10.22478/ufpb.1516-1536.2020v22n2.52612
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista Graphos
Fonte
Revista Graphos; v. 22 n. 2 (2020): Literatura: Educação, Recepção e Circulação de Obras Literárias; 379-399 | 1516-1536
Assuntos
Literary genres | In cold blood | Readings | Nonfiction novel | Gêneros literários | In cold blood | Leituras Literárias | Nonfiction novel
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion