-
Merleau-Ponty, Lacan and Pessoa: the driving shattering of vision||Merleau-Ponty, Lacan e Pessoa: o esfacelamento pulsional da visão
- Voltar
Metadados
Descrição
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7917.2015v20n2p98This article shows how some themes that Merleau-Ponty and Lacan have in common are poetically treated in the poem Ode Triunfal by Álvaro de Campos (Fernando Pessoa). It is an attempt to exemplify how literature can express in its own way many ideas and positions that philosophy reach theoretically. I explain the concepts of flesh and wild Being that Merleau-Ponty introduces in order to avoid the century-old dualisms of philosophy. Moreover, I sketch how he discusses, in his late work, the visible and the invisible within the same strategy of rehabilitation of sensibility that he had employed in his first writings. After this, I show how Lacan appropriates such ideas in order to point out the existence of a certain kind of vision, full of driving elements, that comes from the things and precedes the gaze of the viewer. According to Lacan, the viewer submits with sacrificial pleasure to such vision and annihilates himself in it. Finally, I comment on some parts of Pessoa’s poem to exemplify these issues. ||Este artigo mostra como alguns temas que Merleau-Ponty e Lacan mantêm em comum são tratados poeticamente na Ode Triunfal de Álvaro de Campos (Fernando Pessoa). Trata-se de uma tentativa de exemplificar como a literatura pode expressar a seu modo várias ideias e posições que a filosofia alcança de forma teórica. Apresentamos brevemente os conceitos de Ser Bruto e de Carne, introduzidos por Merleau-Ponty para evitar os dualismos seculares da filosofia. Além disso, esboçamos como ele, em sua obra tardia, discute o visível e o invisível no interior da mesma estratégia de reabilitação da sensibilidade que já encetara em seus primeiros escritos. Em seguida, mostramos como Lacan apropria-se de tais considerações para ressaltar a existência de uma visão, proveniente das coisas mesmas e prenhe de elementos pulsionais, que antecede o olhar do vidente. Para Lacan, o vidente sujeita-se com prazer sacrificial a tal visão e nela aniquila. Por fim, comentamos partes do poema de Pessoa em que se exemplificam os principais pontos em apreço.
ISSN
2175-7917
Periódico
Autor
Engler, Maicon Reus
Data
18 de junho de 2015
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2015v20n2p98 | 10.5007/2175-7917.2015v20n2p98
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 Maicon Reus Engler
Fonte
Anuário de Literatura; Vol. 20 No. 2 (2015); 98-115 | Anuário de Literatura; v. 20 n. 2 (2015); 98-115 | 2175-7917 | 1414-5235
Assuntos
Merleau-Ponty | Lacan | Fernando Pessoa | Carne | Pulsão Escópica | Merleau-Ponty | Lacan | Fernando Pessoa | Scopic drive
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion