-
Van Gogh and the wheatfield with crows: from the painting to the videoclip||Van Gogh e o campo de trigo com corvos: da tela ao videoclipe
- Voltar
Metadados
Descrição
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7917.2015v20n2p84For a long time being a theme for reflections from scholars, academics and artists, interart relations maintains its importance and is renewed in contemporary artistic expressions. Today, the link between kinds of art and the discussions on the topic extend to other fields, going beyond literature and painting, and including photography, cinema and also new medias, such as advertising and videoclip. This article focuses on the link between different art forms, the engendering of an art in another, demonstrating mechanisms of the interart exercise, from the Vincent van Gogh painting, Wheatfield with Crows. It is proposed an analysis of how the subject of the painting, the colors blue and yellow, as well as the crows, appear in other art forms, in this case poetry (À luz dos vegetais, of Contador Borges), cinema (Dreams, of Akira Kurosawa), music and videoclip (Corvos sobre o campo, of Tantra). As theoretical base are used the concepts of multimedia and mixmídia, of Claus Clüver, and description and pictorial translation, of Liliane Louvel, as well as Thiago Soares discussions about videoclips.||Há tempos sendo tema de reflexões e discussões entre pensadores, teóricos e artistas, a relação interartes se mantém e se renova nas manifestações artísticas contemporâneas. Hoje, o elo entre as artes e as discussões sobre o tema se estendem para outros campos, indo além da literatura e da pintura, e incluindo a fotografia, o cinema e, ainda, novas mídias, como a publicidade e o videoclipe. Este artigo apresenta uma reflexão sobre o elo entre diferentes formas de arte, o engendramento de uma obra de arte em outra, demonstrando mecanismos do exercício interartes, a partir da tela de Vincent Van Gogh, Campo de trigo com corvos. Propõe-se, então, uma análise sobre a maneira como o tema da pintura, as cores azul e amarelo, bem como os corvos, aparecem em outras manifestações artísticas, neste caso a poesia (À luz dos vegetais, de Contador Borges), o cinema (Sonhos, de Akira Kurosawa), a música e o videoclipe (Corvos sobre o campo, da banda Tantra). Como aporte teórico, são usados os conceitos de multimídia e mixmídia, de Claus Clüver, e descrição e translação pictural, de Liliane Louvel, assim como as discussões de Thiago Soares no que diz respeito a videoclipes.
ISSN
2175-7917
Periódico
Autor
Menegazzo, Maria Adélia | Amizo, Isabella Banducci
Data
18 de setembro de 2015
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2015v20n2p84 | 10.5007/2175-7917.2015v20n2p84
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 Maria Adélia Menegazzo, Isabella Banducci Amizo
Fonte
Anuário de Literatura; Vol. 20 No. 2 (2015); 84-97 | Anuário de Literatura; v. 20 n. 2 (2015); 84-97 | 2175-7917 | 1414-5235
Assuntos
Estudos Interartes | Pintura | Literatura | Videoclipe | Vincent Van Gogh | Interart studies | Painting | Literature | Videoclip | Vincent Van Gogh
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion