-
Mário de Sá-Carneiro and the Parisian party of the Belle Époque||Mário de Sá-Carneiro e a festa parisiense da belle époque
- Voltar
Metadados
Descrição
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7917.2016v21n2p21The episode of the American’s party in A Confissão de Lúcio conveys the magical atmosphere of the “Belle Époque” in Paris. The party seems to play a double role in the novel: a theatrical role and a learning role. On the one side, that magical and orgiastic party exemplifies the notion of “lavishness”, far away from the constraints and strict rules of the working world. On the other side, one can see this party as an unexpected amalgam of pleasure and intellectual aptitude, of the orgiastic excesses and the spiritual quest, as evoked in Plato’s Symposium. This erotic sophistication of the language is not far from the sinuous lines, the volutes and the ornamentation proper of “Art Nouveau”, the famous style of the “Belle Époque”. The impressionist colours, Baudelaire’s correspondence of sensations, combined with a double experience of excesses and subtlety present a mise-en-scène of voluptuousness, following the model imagined by this strange woman – to an extent, Sá-Carneiro’s spokeswoman. Like so many other young artists, Mário de Sá-Carneiro came to Paris at the dawn of the 20th century to enjoy Modernity.||O episódio da Festa da Americana em A Confissão de Lúcio dá a ver a ambiência da Belle Époque parisiense. A Festa desempenha aí um duplo papel: o da teatralização e o do aprendizado. De um lado, essa orgia mágica ilustra perfeitamente a noção batalliana de “despesa” da qual se afastam as limitações e as regras do trabalho. De outro, pode-se certamente ver aí o amálgama inesperado do gozo e da aptidão intelectual, da desmedida orgíaca e da busca espiritual, o que faz pensar no Banquete platônico. Esse refinamento erótico da linguagem não está longe das linhas sinuosas, das volutas e da ornamentação da Arte Nova em que se destaca a Belle Époque Francesa. A herança impressionista do jogo de cores, a aventura baudelairiana da correspondência das sensações, a experiência conjunta de excesso e de sutileza oferecem aos expectadores uma mise en scène da voluptuosidade, tal como a concebe essa estranha mulher, espécie de porta-voz do autor que, como tantos outros artistas, veio a Paris no alvorecer do século XX para experimentar o gozo da modernidade.
ISSN
2175-7917
Periódico
Autor
Silva, Teresa Cristina Cerdeira da
Data
6 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2016v21n2p21 | 10.5007/2175-7917.2016v21n2p21
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Teresa Cristina Cerdeira da Silva
Fonte
Anuário de Literatura; Vol. 21 No. 2 (2016); 21-29 | Anuário de Literatura; v. 21 n. 2 (2016); 21-29 | 2175-7917 | 1414-5235
Assuntos
Festa | Belle Époque | Modernidade | Vanguarda | Cidade | Party | Belle Époque | Modernity | Avant-garde | City
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion