-
A pale mist: Landscape and melancholy in the modern Italian cinema||Uma pálida neblina: paisagem e melancolia no cinema italiano moderno
- Voltar
Metadados
Descrição
From a conceptual panorama on the landscape in the cinema, which implies the distinction between a scenic and territorialized conception as opposed to a more contemplative and more material function of space, the purpose of this paper is to analyse four Italian fiction films set in the Po Valley – “Il grido” (1957) and “Deserto Rosso” (1964) by Antonioni, “La lunga notte del ́43”(1960) by Vancini and “Il giardino dei Finzi-Contini” (1970) by de Sica. This collection, marked by its adherence to the modern Italian cinema, reveals a pictorial unity. Our initial hypothesis is that this ambiance and the formation of style are simultaneously determined and condensed by characteristics of the landscape in which the films are located. In order to develop this hypothesis and to analyze the films, I adopt the theoretical framework of landscape studies, as well as on specific approaches to modern cinema, and the literature on modern Italian cinema. ||A partir de um panorama conceitual sobre a paisagem no cinema, que implica na distinção entre uma concepção cênica e territorializada em contraposição a uma função mais contemplativa e material do espaço, o objetivo desta apresentação é analisar quatro filmes de ficção italianos ambientados no Delta do Pó - “O grito” (1957) e “O deserto vermelho” (1964), de Antonioni; “A noite do massacre” (1960), de Vancini; e “O jardim dos Finzi-Contini” (1970), de de Sica. Esse pequeno conjunto, marcado por sua aderência ao cinema moderno italiano, revela também uma unidade pictórica. Nossa hipótese inicial é que a ambiência e a formação de estilo são simultaneamente determinadas e condensadas por características da paisagem na qual os filmes são localizados. Para desenvolver essa hipótese e para a análise baseio-me tanto no lastro teórico dos estudos da paisagem como em abordagens mais pontuais sobre a ambiência e a espacialidade no cinema moderno, além, evidentemente, da literatura sobre o cinema italiano moderno.
ISSN
1982-2553
Periódico
Colaboradores
CNPq
Autor
Prysthon, Ângela Freire
Data
14 de novembro de 2018
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. ISSN 1982-2553
Fonte
Galaxia; n. 39 (2018) | Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. ISSN 1982-2553; n. 39 (2018) | 1982-2553
Assuntos
landscape; melancholy; modern italian cinema. | Cinema | paisagem; melancolia; cinema italiano moderno.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion