-
Uma experiência de inclusão providências, viabilização e resultados
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo diz respeito à inclusão escolar de alunos com deficiência visual
em uma escola da rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo,
no Estado de São Paulo, uma experiência planejada e organizada de inclusão
escolar de alunos deficientes visuais com os objetivos de registrar
e sistematizar os dados referentes às condições e aos recursos que favorecem
a inclusão escolar. Delineia as três fases de desenvolvimento da experiência:
a) preliminar; b) de organização e instalação; c) de funcionamento.
A análise dos dados registrados apontou: ganhos dos participantes
em tranqüilidade e conhecimentos de como se relacionar com a criança
com deficiência visual, para que ela participe e contribua com aquilo que
conhece e tem habilidade para realizar. A análise assinalou também limites
e pontos a serem trabalhados, evidenciando a necessidade de continuidade
a favor da efetivação da inclusão escolar.
An experience with inclusion requirements and results
Abstract
This article discusses inclusion of students with visual impairment in a
public school of São Bernardo do Campo, State of São Paulo (Brazil). It
reports an experience of inclusion of visual impaired students which was planned and organized with the objective of collecting and systematizing
data about the conditions and resources that facilitate inclusion. It outlines
three phases of development of the experience: a) preliminary; b)
organization and installation; c) functioning. An analysis of the data shows:
that the participants gained knowledge and confidence about how to relate
to children with visual impairment, so that they could participate and
contribute with their knowledge and abilities. This analysis also revealed
limits and the need for continuity to achieve effectiveness of scholastic
inclusion.
ISSN
0104-4060
Periódico
Autor
Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
Data
30 de junho de 2004
Formato
Identificador
Idioma
Editor
Fonte
Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 29-43 | Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 29-43 | Educar em Revista; v. 20, n. 23 (2004); p. 29-43 | 1984-0411 | 0104-4060
Assuntos
inclusão escolar; deficiência visual; aluno com deficiência na escola regular; scholastic inclusion; visual impairment; impaired student in regular school.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion