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Apresentação
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Metadados
Descrição
Nas sociedades ocidentais, os avanços da democracia tornaram possível o alargamento da base social da escola e o acesso das classes sociais desfavorecidas a processos de escolarização, trazendo novos desafios às práticas dos professores da Educação Básica. Atuar no contexto de heterogeneidade e complexidade da sala de aula do séc. XXI requer práticas pedagógicas diferenciadas e autonomia docente, a par do fortalecimento da profissão através do estudo e da pesquisa. Nesse contexto, e considerando ainda as tendências políticas atuais para o reforço de lógicas educativas neoliberais prioritariamente focadas na obtenção de resultados, nos rankings das instituições e na burocratização crescente dos processos de garantia de qualidade, importa manter em aberto o debate sobre a formação de professores, acreditando-se no potencial contributo da profissionalização docente para as transformações educativas e sociais. Entende-se, acima de tudo, que a formação de professores deverá fomentar uma escola de orientação humanista e democrática, rumo a uma sociedade também mais humanista e democrática.
ISSN
0104-4060
Periódico
Autor
Cunha, Claudia Madruga | Vieira, Flávia
Data
25 de fevereiro de 2017
Formato
Identificador
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Educar em Revista
Fonte
Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 13-17 | Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 13-17 | Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 13-17 | 1984-0411 | 0104-4060
Assuntos
Educação | Mestrado Profissional; Formação de professores. | Educação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion