-
Autorregulação da aprendizagem em contexto escolar: uma abordagem baseada em Ateliês Biográficos de Projetos
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo teve o objetivo de compreender, por meio das narrativas autobiográficas, como os sujeitos percebem-se e constituem-se como agentes da própria formação no cotidiano de experiências escolares, através do processo da aprendizagem autorregulada. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede Estadual de Ensino Fundamental, localizadas no município de Porto Alegre-RS. Participaram desse estudos 30 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A abordagem metodológica foi baseada nos ateliês biográficos de projetos. Foram organizadas sete sessões em grupos de cinco a dez alunos, com duração de 45 minutos cada uma. Todas as etapas foram realizadas no ambiente escolar. A análise dos resultados foi realizada por meio de um ângulo diferenciado e inovador inspirado na compreensão cênica. Os resultados evidenciaram três cenas que revelaram as relações dos múltiplos sujeitos envolvidos, a compreensão de si por meio da escuta do outro e as cenas esquecidas ou reprimidas. As etapas vivenciadas nos ateliês ajudaram os alunos participantes a compreenderem como eles se constroem enquanto alunos e como se auto-organizam para regular suas aprendizagens, para superar obstáculos e para se adaptarem o mundo escolar. Concluiu-se que a abordagem inspirada nos ateliês biográficos de projetos pode auxiliar na reflexão dos processos de autorregulação da aprendizagem, inserindo-se adequadamente numa dinâmica evolutiva do percurso educativo.
ISSN
0104-4060
Periódico
Colaboradores
CNPq
Autor
Basso, Fabiane Puntel | Abrahão, Maria Helena Menna Barreto
Data
18 de junho de 2017
Formato
Identificador
Idioma
Editor
Relação
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49420/32579 | https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26638 | https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26639 | https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26640 | https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26641 | https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26642 | https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26643 | https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26644 | https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/49420/26645
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Educar em Revista
Fonte
Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 171-189 | Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 171-189 | Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 171-189 | 1984-0411 | 0104-4060
Assuntos
Educação, tópicos específicos de Educação, ensino-aprendizagem | Pesquisa autobiográfica; ateliês biográficos de projetos; Autorregulação da aprendizagem. | ensino-aprendizagem
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion